Estar doente e Ser doente...

Pra mim há uma imensa diferença nesses verbos "SER/ESTAR".

Eu estou doente, passando por um tratamento de quimioterapia, onde minhas células, minhas emoções, meu humor e meu corpo, estão mudando, estão agitados, em constante instabilidade.
Mas, eu sou uma pessoa saudável, calma e estável físico e emocionalmente.

Então, como fazer para manter esse limite equilibrado entre o Estou e Sou?

Bem, eu procuro sempre focar em minha persona, em mim, em como sempre agi e gostaria de agir. Procuro ser positiva quanto aos diagnósticos, procuro fazer as coisas com clareza e dedicação, transformando esse "Estado doente" no meu real "Estado saudável".

Pra muita gente, isso não é assim tão simples. Há pessoas rancorosas, que até mesmo culpam outras por estarem assim. Sim, pode sim, haver pessoas que nos ajudaram a adoecer, mas nós somos os principais responsáveis por nós mesmos. Se a doença é hereditária, não temos o que dizer, vamos tratar do mesmo jeito, mas, se a "construímos" em nosso organismo, através de aborrecimentos, desgostos, desgastes, temos que procurar as raízes para cortá-las.


Esse é o segredo da maior sabedoria: Observar!
Observar tudo o que vem de fora, encarar tudo o que sangra em nossas mentes e coração.
Só assim, com essa poderosa lente de aumento, poderemos descobrir, o que nos causa tal doença, tal problema, e talvez só assim, associado aos tratamentos, é claro, poderemos nos curar.

Não é fácil admitir erros, e muito menos ainda admitir que somos responsáveis.
Mas vamos lá. Eu mesma não tiro férias ha anos, tive um divórcio a quase cinco anos, onde fiquei com muitas dívidas, mas uma maravilhosa filha de dois aninhos pra cuidar. Tudo mudou, o mundo virou de ponta cabeça, e eu me mantive forte, cabeça erguida, MULHER pra caramba, trabalhando demais, dando amor a todos por onde eu passasse, afinal, ninguém tem haver com minha unha encravada... e sempre sorrindo, vivendo e ajudando a todos à minha volta, enquanto engolia ferrugens de aborrecimentos diversos, que no dia 18/10/2014 foi diagnosticado como Tumor!
Mas eu sempre soube, que fui passiva, que confiar é minha arte, que aceitar é minha marca... então, minha doença, foi um efeito da Somatização exacerbada de sentimentos mistos de minha vida.
Vida essa que nunca foi fácil, mas sempre tive bons exemplos de força e dedicação, regados de muito amor de minha mãe e minha tia(irmã de minha mãe).
Cresci sabendo que a cada um pertence o seu "cada um" rss, ou seja, nunca pegue o que você não conquistou. Sempre trabalhe pra ter o que você quer, e veja se pode ter o que quer, porque nem tudo o que queremos é pra termos ou sermos.


Agora estou parada em casa, forçada, por um longo tratamento que envolve uma histerectomia e sessões de quimioterapia, além de alimentação balanceada, exercícios que ainda não posso fazer, devido à recuperação da cirurgia, frustrações pessoais em geral, e, muita alegria.
Alegria por estar viva, alegria por poder dividir com minha família e amigos minhas emoções, meu toque, meu sorriso, minhas palavras. Felicidade por saber que o problema é serio sim, mas que tem cura, e depende só de mim, dos médicos e das bençãos de Deus.
, as decepções são muitas, mas a força e o poder de Nosso Pai
Vamos sempre procurar esquecer o que faz mal, e valorizar o que nos acalma, perfuma e faz bem...
Perdoar faz parte da cura. Se perdoar, perdoar a quem te feriu(ou você acha, que te feriu como você não merecia)

Vamos analisar cada ponto, mas de mente e coração abertos, porque não dá pra se obter resultados diferentes, pensando e agindo da mesma forma de antes.
A doença, em minha opinião, nada mais é do que uma pausa que Deus nos dá pra tomar realmente as rédeas de nossas vidas.
A Carência é uma dor que faz crescer flores lindas, mas também trás muito lodo. Cuidado pra não escorregar e agarrar a primeira coisa que te "pareça" ser o melhor.
É isso aí amados, há muita coisa ruim em nosso viver, mas a profunda misericórdia de Nosso Pai Supremo tem pra nós muitas bençãos e vitórias guardadas.

Ótima semana pra todos!

Beijão da Lê.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quimioterapia: matar pra recomeçar

Felicidade e bem estar!

Felicidade